Todos conhecem a famosa Roda dos Alimentos. Mas nem todos sabem realmente o que ela significa. A Roda dos Alimentos está dividida em 7 grupos e a água encontra-se no centro.
Hoje vamos falar um pouco de cada um dos grupos :
- Cereais e derivados, e tubérculos - 28% : Os alimentos deste grupo caracterizam-se por serem a principal fonte de hidratos de carbono na nossa alimentação e portanto os principais fornecedores de energia para as actividades diárias. Têm a função importante de serem os saciadores do apetite, quando consumidos numa quantidade moderada.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Pão
- Trigo
- Centeio
- Arroz
- Farinha
- Massa
- Batatas
- Hortícolas - 23% : Os vegetais são muito ricos em água, fibras alimentares, carotenos, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como por exemplo o ferro. O seu conteúdo em gordura e açúcar é geralmente muito baixo pelo que não têm um grande valor energético. Por serem alimentos de baixo conteúdo energético e ricos em fibras ajudam a controlar o apetite.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Cenouras
- Brócolos
- Nabos
- Couves
- Cebolas
- Fruta - 20% : Ter uma alimentação onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protectores que ajudam a regular o organismo. Os antioxidantes são nutrientes essenciais na protecção das células, já que combatem a acção dos radicais livres. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protectoras que fazem da fruta um alimento vital.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Laranja
- Banana
- Pêra
- Maçã
- Morango
- Lacticínios - 20% : São fontes preciosas de proteínas, vitaminas e sais minerais (sobretudo cálcio). O consumo de laticínios está relacionado à melhora da saúde óssea, podendo reduzir o risco de osteoperose . Ingerir laticínios é especialmente importante para os ossos durante a infância e adolescência, quando a massa óssea está sendo construída.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Leite
- Iogurte
- Queijo
- Requeijão
- Carne, pescado e ovos - 5% : Fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura vitaminas, e minerais como o ferro.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Frango
- Ovos
- Salmão
- Porco
- Robalo
- Leguminosas - 4% : As leguminosas são vagens e alimentos muito nutritivos. As leguminosas são ricas em alguns aminoácidos essenciais e pobres noutros. Daí que não pode dizer-se que as leguminosas são ricas em proteínas. Devem, por isso, ser ingeridas associadas com outros alimentos que completem essas deficiências, por exemplo, com cereais. Esta dupla pode, ela sim, ser considerada uma boa fonte proteica.
Exemplos de alimentos deste grupo :
- Ervilhas
- Feijões
- Grão de bico
- Lentilha
- Fava
- Óleos e gorduras - 4% : Estes alimentos, maioritariamente constituídos por lípidos, desempenham um papel importante na alimentação ao contribuírem para o sabor, o aroma e a textura dos alimentos. No entanto, se forem ingeridos em demasia podem ser prejudiciais para a saúde, podendo causar doenças cardíacas.
Exemplos de Elementos deste grupo :
A água, encontra-se no centro, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Deve-se consumir 1,5 a 2 litros de água por dia.
E então, ficaram a perceber melhor a Roda dos Alimentos ? Agora é só ingerir as devidas quantidade de cada grupo no dia a dia e assim tornar-se uma pessoa mais forte e saudável.